5 de abril de 2013 Case de SucessoEdmar Sampaio

Avanços em gestão de TI do Delfin Medicina Diagnóstica

          Grupo investe em aprimoramento do seu sistema de Tecnologia da Informação para evitar perda de informações

Ricardo Oliveira
Gerente TI – Delfin Medicina Diagnóstica

          Ao iniciarmos as atividades na Delfin Medicina Diagnóstica, em 2013, encontramos muitos desafios no setor de Tecnologia de Informação (TI), que iam desde a infraestrutura (troca de cabeamento, ativos, etc.), ao parque tecnológico e até aos sistemas de informação. Esse quadro exigiu vários desenvolvimentos, com o objetivo de garantir qualidade e atender a nossa necessidade da forma mais célere possível, sempre em parceria com a empresa 3Consult Soluções de TI.

          A importância da inovação no setor era crucial para a qualidade dos serviços do grupo e, segundo o diretor geral da 3Consult, Edmar Machado Sampaio, os pontos críticos diagnosticados no setor de TI poderiam, na época, resultar na “perda de informação ou indisponibilidade do ambiente”. Portanto, a empresa parceira nos apresentou processos de monitoramento e suporte adequados às nossas demandas.

          Com a melhora contínua da capacidade de armazenamento para imagens do PACS, obtivemos um incremento de 300%, chegando a atingir 90TB em 2014. Esse avanço pode ser apresentado em números, já que partimos de aproximadamente 150 exames de Ressonâncias Magnéticas (RM) ao dia e 370 exames de Ultrassonografias (USG) ao dia, alcançando a marca de 300 RM e 500 USG (Unidade Itaigara).

          Evoluímos ainda nossos antigos servidores para um BladeCenter H, com o propósito de obtermos melhor performance, gerenciamento e agilidade em nossos processos. Introduzimos, também em 2013, para nossos clientes internos, um sistema de chamados para controle de atendimentos e foco na qualidade e ao longo dos últimos quatro anos, passamos a ter controle total e monitoramento.

          Dentre os avanços alcançados na gestão, posso apontar ainda a realização do monitoramento de todos os ativos (câmeras, servidores, links, anel ótico, etc.), através do nosso parceiro 3Consult, que conta também um serviço especializado de operação, monitoramento e validação de todo nosso backup.

          O suporte abrange sete unidades do grupo Delfin Medicina Diagnóstica, sendo seis no estado da Bahia e um no Rio Grande do Norte.

           Abaixo, segue balanço dos últimos 12 meses, totalizando algo próximo de 10.216 chamados realizados e atendidos:

          Quadro evolutivo aponta a melhoria contínua, em que a cada ano, o número de chamado aumenta devido à complexidade do negócio.

          Em 2016, passamos pelo processo de fusão com o Grupo Alliar, que alavancou ainda mais a força do grupo, modificando nosso sistema de gestão e operação. A partir de então, passamos a utilizar a tecnologia Cloud para tráfego de imagens, superior a dois anos trabalhando em conjunto com nosso datacenter. Passamos a utilizar ainda a fila de chamada Qmatic para controle e monitoramento da chegada e realização dos exames.

          Como parte do processo evolutivo, modificamos nossa ferramenta de gestão para o Pleres, em conjunto com a Central de Laudos, atuando diretamente com a Carestream. Passamos por unificação do BackOffice, CRC e RH, centralizando estes serviços em única estrutura para atender a todo o Grupo.

Edmar Sampaio
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